Artigos Completos

Artigos e Pôsteres | Artigos Completos
parte 1 | parte 2 | parte 3 | parte 4
| Pôsteres Aceitos
A Domain and Platform Independent Architecture for Presentation of Affective Behaviors of Animated Pedagogical Agents Patricia Jaques (UNISINOS),
Ronaldo Motola (Unilasalle - Centro Universitário La Salle)
Sistema de Suporte ao Professor para a Introdução do Ensino Colaborativo em Salas de Aula Presenciais Seiji Isotani (The Institute of Scientific and Industrial Research, Osaka University),
Sadao Isotani (University of Sao Paulo),
Naoko Isotani (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco)

Desenvolvimento de uma Ferramenta de Organização e Avaliação de Fórum

Ernesto Reis (CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica),
Marília Paixao (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Um Estudo sobre Reputação baseado no Grau de Concordância entre os Membros de Comunidades de Prática

Claudia Cruz (Universidade Federal do Rio de Janeiro),
Claudia Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro),
Flavia Santoro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO),
Marcos Elia (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Uma Abordagem para EaD Baseada em Resolução de Problemas

Diego Melo-Solarte (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)),
M. Cecília Baranauskas (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP))

Interoperabilidade de Unidades de Aprendizagem do IMS Learning Design em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Luiz Matos (Universidade Salvador),
Luciano Porto Barreto (UFBA)

Integração das TIC e a Metodologia PBL com Aplicação na área de Ginecologia e Obstetrícia

Valdecir Bertoncello (CESUMAR - Centro Universitário de Maringá)

Análise do Uso de um Objeto de Aprendizagem Digital no Ensino de Álgebra

Laécio Macêdo (Universidade Federal de Pernambuco),
Síntria Labres Lautert (Universidade Federal de Pernambuco),
José de Castro Filho (Universidade Federal do Ceará)

Os Rumos da Web Semântica e da Web 2.0 nos Ambientes Educacionais

Seiji Isotani (The Institute of Scientific and Industrial Research, Osaka University),
Riichiro Mizoguchi (Institute of Scientific and Industrial Research, Osaka University),
Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Campina Grande),
Evandro Costa (UFAL)

Políticas Públicas de Inclusão Digital no Paraná de 1997 a 2006

Cineiva Tono (Universidade Federal do Paraná),
Marcos Cantini (SEED/PR),
Maria do Carmo Freitas (UFPR)

Acessibilidade digital para cegos: Um modelo de interface para utilização do mouse

Sergio Camargo (Senac),
Francine Bica (Faculdades do Senac)

Adaptação de Conteúdo SCORM em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem

Adilson Vahldick (Universidade Regional de Blumenau),
André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí)

Ambientes Virtuais de Aprendizagem e o Processo de Apropriação e de Interação das Ferramentas como Vivência Educativa, Terapêutica e Social com Adolescentes com Fibrose Cística Internados em Isolamento Hospitalar

Eliane Moro (PPGEDU/UFRGS),
Lizandra Estabel (UFRGS),
Lucila Santarosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Recuperação Semântica de Objetos de Aprendizagem: Uma Abordagem Baseada em Tesauros de Propósito Genérico

Aleksandro Barboza de Souza (Universidade Cruzeiro do Sul),
Josivan Pereira da Silva (Universidade Cruzeiro do Sul),
Wagner Cristiano Cavalcante de Oliveira (Universidade Cruzeiro do Sul),
Thiago Kuma (Universidade Cruzeiro do Sul),
Ismar Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)

Uma abordagem dialógica alternativa para a aquisição de habilidades táticas em jogos educacionais

Antonio Hobmeir Neto (Universidade Federal do Paraná),
Alexandre Direne (UFPR),
Fabiano Silva (UFPR),
Luis Carlos De Bona (University Federal of Parana),
Laura García (Universidade Federal do Paraná),
Marcos Castilho (Universidade Federal do Paraná)

Uma ferramenta para avaliação de ambientes e-learning quanto aos aspectos da acessibilidade visual

Avanilde Kemczinski (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina),
Willian Ferlin (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC),
Isabela Gasparini (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina),
Maria do Carmo Freitas (UFPR)

Coordenação e Tutoria em Curso de Capacitação em EAD para o Sistema UAB: Relato de uma Experiência

Fernanda Campos (Universidade Federal de Juiz de Fora),
Neide Santos (UERJ),
Ilaim Costa Junior (Universidade Federal de Juiz de Fora)

A Matriz Dialógica Problematizadora como uma Estrutura para o Exame e a Discussão Temática de uma Disciplina de Graduação Mediada por Tecnologia

Andre Zanki Cordenonsi (Universidade Federal de Santa Maria),
Felipe Müller (Federal University of Santa Maria),
Fábio da Purificação de Bastos (Universidade Federal de Santa Maria)

Zorelha: um objeto de aprendizagem para auxiliar o desenvolvimento musical infantil

Elieser Ademir de Jesus (Universidade do vale do Itajaí),
Mônica Zewe Uriarte (Universidade Federal do Paraná),
André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí)

Uma Ferramenta de Autoria de Materiais Instrucionais com Símbolos Matemáticos Acessíveis a Deficientes Visuais

Edson Pimentel (USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul),
Carlos Ferracini (USCS),
Robson Simonassi (USCS),
José Nilton (USCS),
André Gimenes (USCS),
Fernando Demitroff (USCS)

Avaliando a efetividade de um agente pedagógico animado emocional

Patricia Jaques (UNISINOS),
Matheus Lehmann (UNISINOS),
Karin Jaques (Unisinos)

Educação a distância: uma discussão sobre essa modalidade na formação de professores em serviço

Daniele Zárate (CEFET - MG)

Mediação por meio de evidências no contexto lingüístico em ambientes virtuais de aprendizagem

Liliana Passerino (UFRGS),
Simone Koch (Feevale),
Maria del Carmen Martins (UFRGS- PEAD),
Marcia Maciel (URCAMP)

Educação através da TV Digital utilizando metadados

Karen Borges (Universidade Luterana do Brasil),
Maria Lúcia Barbosa (UFRGS),
Fernando Varella (UFRGS),
Valter Roesler (UFRGS)

Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados no Processo de Aprendizagem na Educação a Distância

Maxwel Dias (UFPA),
Luiz Filho (UFPA),
Adriano Lino (Universidade Federal do Para),
Eloi Luiz Favero (Universidade Federal do Pará - UFPA),
Edson Ramos (UFPA)

Pirambu Digital - Inclusão Social com Tecnologia Digital

Mauro Oliveira (CEFET-CE),
Marcia Tonieto (UECE),
Joviniano Faustino (CEFET-CE - Unidade Pirambu),
Ana Mariano (CEFET-CE - Unidade PIRAMBU)

Promoção: SBC Realização: UFC UFC-Virtual
Apoio: CNPQ FFB
Microsoft - Educação
Prefeitura de Fortaleza
©2008 SBIE. Todos os direitos reservados.