Artigos Completos

Artigos e Pôsteres | Artigos Completos
parte 1 | parte 2 | parte 3 | parte 4
| Pôsteres Aceitos

HVet: um Modelo Web de Hipervídeo Aplicado ao Ensino de Cirurgia Veterinária

Cláudio Tiellet (UFSM),
José Valdeni de Lima (UFRGS),
Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Processo, Ontologia e Ferramenta para Gestão de Competências em instituições de ensino

José Mario Costa Junior (CEFETES),
Vanessa Battestin Nunes (CEFETES)

Avaliar para Nivelar e Formar : Um Sistema Online de Avaliação Formativa para Alunos de Biblioteconomia

Marcia Oliveira (Universidade Federal do Espírito Santo),
Elias Oliveira (UFES)

Design de Software Educacional Baseado na Teoria dos Campos Conceituais

Mauricio Braga (Federal University of Pernambuco),
Ana Emilia Queiroz (www.univasf.edu.br),
Alex Sandro Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)

Metaverso: a telepresença em Mundos Digitais Virtuais 3D por meio do uso de avatares

Eliane Schlemmer (UNISINOS),
Daiana Trein (UNISINOS),
Christoffer Oliveira (UNISINOS)

Implantação de Laptops Educacionais e Mudanças no Currículo Escolar

Maximiliana Santos (Universidade do Estado de Santa Catarina),
Martha kaschny Borges (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC))

Agentes para Apoiar o Acompanhamento das Atividades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Vitor Campana (UFES),
Diego Sanches (Universidade Federal do Espirito Santo),
Orivaldo Tavares (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO)

O Desafio de Reconhecer a Dimensão Afetiva nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Magalí Longhi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Patricia Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Magda Bercht (UFRGS)

Dialogismo: a idéia de gênero discursivo aplicada ao desenvolvimento de software educativo

Flavia Peres (Universidade Federal Rural de Pernambuco),
Luciano Meira (Federal University of Pernambuco)

ARIT - Um Software Baseado em Equivalência de Estímulos Dirigido a Crianças com Histórico de Fracasso na Aprendizagem de Conceitos Aritméticos

Andrea Costa (Universidade do Estado do Pará),
Olavo Galvão (UFPA),
Benedito Ferreira (Universidade Federal do Pará)

Informática na Educação como apoio à Avaliação Docente em Disciplina do Curso de Mestrado em Ciência da Computação da UFPA

Luiz Dourado Junior (UFPA),
Benedito Ferreira (Universidade Federal do Pará)

Redes de Petri Colorida no Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem: Uma Análise das Propriedades Comportamentais do Modelo LOCPN

Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Universidade Federal do Ceará),
Lucas Lopes do Amaral (Universidade Federal do Ceará)

Ambientes Virtuais Acessíveis sob a perspectiva de usuários deficientes visuais

Andréa Sonza (CEFET Bento Gonçalves / RS),
Lucila Santarosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Debora Conforto (Secretaria Municipal de Educação (SMED))

KickRobot: Inclusão Digital através da Robótica em Escolas Públicas do Rio Grande do Sul

Marcelo Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Dante Augusto Couto Barone (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS),
Ulisses Olivo (UNOESC)

Uma análise estatística da inclusão digital no Brasil: avanços do uso de computadores

Nubia dos Santos Rosa Santana dos Santos (UENF),
Clevi Rapkiewicz (Universidade Estadual do Norte Fluminense(UENF)),
Rogerio Avellar (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF),
José Arica (Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Estação de Percepção: Uma Abordagem para o Monitoramento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Marcos Spósito (UFAM),
Thais Castro (Universidade Federal do Amazonas),
Alberto Castro (Universidade Federal do Amazonas - UFAM)

Gestão de agrupamento de computadores como tecnologia aplicada ao projeto Condomínio Virtual - GATA

Mauro Oliveira (CEFET-CE),
Marcia Tonieto (UECE),
Fernando Silva (CEFET-CE - Unidade PIRAMBU),
Abner Julião (CEFET-CE - Unidade PIRAMBU)

O Uso de Objetos de Aprendizagem SCORM para apoiar a Avaliação Formativa

Renato Dutra (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Liane Tarouco (UFRGS),
Liliana Passerino (UFRGS)

Desenvolvimento de Software Para Alfabetização de Adultos Baseado em Princípios Freirianos

Marcos Dionisio (Universidade Federal do Ceará),
Thiago Chagas Oliveira (Universidade Federal do Ceará),
Márcia Oliveira Cavalcante Campos (Universidade Federal do Ceará)

Técnicas de Aprendizado de Máquina Aplicadas na Previsão de Evasão Acadêmica

Mauricio Amorim (CEFET CAMPOS),
André Uebe Mansur (Cefet Campos),
Dante Barone (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Espaços Virtuais Flexíveis para Apoiar a Inovação Pedagógica em EAD

Crediné de Menezes (UFES),
Rosane Aragón Nevado (UFRGS),
Alberto Castro (Universidade Federal do Amazonas - UFAM)

SAADS (Sistema de avaliação do aprendizado em dinâmicas com simuladores): Uma proposta para melhorar o feedback dos participantes.

Alex Sandro Gomes (Universidade Federal de Pernambuco),
Félix Farias (UFPE),
Raoni Franco (Universidade Federal de Pernambuco),
Guilherme Carvalho (Universidade Federal de Pernambuco),
Flávia Souza (Universidade Federal Rural de Pernambuco),
Sérgio Mendonça (Universidade Federal de Pernambuco),
Daniel Penaforte (UFPE),
Hector Paulo (UFPE)

Técnica Entrevista como Dinâmica Educacional

Ricardo Rodrigues Nunes (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)),
Carla Barbosa (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)),
Mariano Pimentel (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO))

Promoção: SBC Realização: UFC UFC-Virtual
Apoio: CNPQ FFB
Microsoft - Educação
Prefeitura de Fortaleza
©2008 SBIE. Todos os direitos reservados.