Workshop IV: Projeto Um Computador por Aluno (UCA) – Brasil: panorama, avaliação e perspectivas.

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Artigos Aceitos

Coordenadores

  • Prof. Dr. Ítalo Modesto Dutra
  • Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Breve Descrição

    Sobre o Workshop

    O A iniciativa de 1 laptop por aluno abre as portas para avanços tanto nas práticas pedagógicas quanto em suas teorias. Existem certos avanços que podem resultar de uma tentativa de mudança e da reflexão sobre os processo de aprendizagem. Existem outros, de escalas micro (aprendiz) e macro (sistema escolar), que apenas o computador pode trazer. Tais avanços são aqueles que estão descritos pelas pesquisas acadêmicas ao longo dos anos (pensamento computacional, compreensão matemática, aprendizagem ativa, etc). No entanto, existem benefícios que podem ser atingidos apenas com 1 laptop conectado à Internet para cada aluno (modalidade 1:1). Apesar da abordagem de 1 laptop por aluno ser nova em escala nacional, ela é baseada em experiências realizadas nos últimos 40 anos e, mais importante, em experiências de usos das tecnologias digitais há mais de 25 anos em escolas e comunidades brasileiras. Inúmeros projetos internacionais para o amplo desenvolvido de materiais multimídia tem falhado em alcançar melhorias significativas na educação. Não é necessário testar se é possível utilizar o computador efetivamente para melhorar a aprendizagem. Já foi provado que, quando associado à uma proposta pedagógica consistente de construção do conhecimento, o computador traz grandes contribuições para o desenvolvimento de crianças e jovens. A limitação no passado nunca foi a qualidade, mas a quantidade. Essas experiências conseguiram resultados favoráveis em pequena escala. Entretanto, ainda não se alcançou uma quantidade de estudos que suportem soluções para a transformação de sistemas de ensino relacionando a melhoria da qualidade da aprendizagem à inclusão digital.

    É nesse ponto que a proposta pedagógica possui um caráter fundamental. Tais propostas dependem de pesquisa experimental, reflexão e estudo cooperativo na oportunidade em que professores e alunos acessam amplamente a cultura digital em seus ambientes na situação de 1 laptop por aluno (1:1).

    Objetivos

  • Discutir e compartilhar resultados dos experimentos do Projeto UCA realizados em cinco escolas brasileiras desde 2007;
  • Estabelecer trocas de experiências entre os pesquisadores e professores participantes dos pilotos e a comunidade científica afiliada à informática na educação;
  • Levantar sugestões para o planejamento estratégico de novas ações no sentido de promover interações entre os pesquisadores, professores e alunos das universidades e escolas participantes e a comunidade científica interessada;
  • Refletir sobre possíveis perspectivas para o trabalho com 300 escolas na segunda fase do projeto.
  • Chamada de trabalhos

    Serão aceitos trabalhos em duas modalidades: Artigos Completos ou Relatos de Experiência e Pôsteres. As propostas de trabalhos para o Workshop Projeto um Computador por Aluno (UCA) – Brasil deverão ser submetidas apenas em mídia digital pela Web utilizando o sistema eletrônico JEMS https://submissoes.sbc.org.br.

    Os formatos de arquivos submetidos deve estar de acordo com as normas da SBC, conforme descrito no sítio com o seguinte endereço eletrônico: http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=60&content=downloads&id=34

    A submissão do trabalho no referido sítio é feita em duas etapas. Inicialmente o proponente preenche a “capa” do trabalho, com os seguintes campos:

  • título;
  • modalidade;
  • nomes dos autores;
  • instituições onde atuam;
  • endereços e telefones;
  • e-mail do autor responsável;
  • resumo com no máximo 300 caracteres;
  • palavras-chave (máximo 4 palavras).
  • Na segunda etapa será submetido o “corpo” do trabalho, que se inicia com o título, seguido do texto completo, incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas, sem nome ou qualquer identificação dos autores ou afiliação. O corpo deve ter tamanho máximo de 10 páginas para artigos completos ou relatos de experiência e 3 páginas para pôsteres.

    Critérios de seleção e avaliação dos trabalhos

  • Adequação aos objetivos do Workshop;
  • Clareza, originalidade e relevância;
  • Resultados esperados:

  • Publicação on-line de artigos e relatos de experiências;
  • Produção e publicação de registro das discussões em forma de documento conclusivo do workshop.
  • Comitê do Programa:

  • Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes (UFRGS)
  • Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes (USP)
  • Profa. Dra. Maria Helena Cautiero Horta Jardim (UFRJ)
  • Prof. Dr. Ítalo Modesto Dutra (UFRGS)
  • Duração do Workshop:

    1 turno (tarde) para apresentação dos trabalhos no horário das 14 as 19 e mesa redonda para discussão do documento conclusivo do workshop.

    Número máximo de trabalhos a serem aceitos:

    Artigos ou relatos de experiência: 10
    Pôsteres: 10

    Datas Importantes:

    Submissão de Propostas: até 07/10/2008
    Divulgação de Resultados: 15/10/2008
    Envio da versão final: 22/10/2008
    Promoção: SBC Realização: UFC UFC-Virtual
    Apoio: CNPQ FFB
    Microsoft - Educação
    Prefeitura de Fortaleza
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